A Morte da Vergonha

Caros amigos, bem vindos a mais um ano, em que certamente descobriremos que o anterior foi espantosamente positivo comparado com o actual e em que, sem margem para dúvidas, novas e sofridas agruras virão ao nosso encontro, como mosquitos em para-brisas numa noite de verão.

Com esta arrancada por demais positivas, vamos falar de coisas sérias, ou não, dependendo do ponto de vista.

O ano de 2008 foi uma coisa simplesmente espantosa em termos puramente pragmáticos, senão vejam:

  • a crise financeira estoirou nos EUA, a cerca de 5400 Km; por cá, apesar de longe, levámos todos porrada que fartou à mesma…
  • por cá o processo Casa Pia entrou em alegações finais em Junho; estamos em 2009 e elas continuam…
  • as velhas lutas continuam, entre Rússia e EUA, com Medvedev a russia-vs-us_VAqZr_17026 anunciar a construção de novos mísseis nucleares inter-continentais; nos EUA, em resposta, elegeram Barack Obama para presidente…
  • o presidente português, Prof. Aníbal Cavaco Silva descobriu o poder de veto e detem neste momento o recorde do Guiness ao exercê-lo todas as quintas-feiras do ano transacto, após a conversa semanal com José Sócrates; em contraponto, José Sócrates detem o recorde do Primeiro Ministro que se está mais nas tintas para um PR, ao se limitar a reapresentar todas as propostas de leis ao parlamento, TC e afins, até vencer Cavaco Silva pelo cansaço…
  • justice_statue o Porto deixa de ser uma nação, passando a chamar-se corrupção, com Pinto da Costa e Valentim Loureiro no banco dos réus; em compensação, no caso Maddie, os pais sairam do banco dos réus e colocaram lá, por troca directa, Portugal inteiro…
  • sem haver alterações nas reservas de petróleo mundiais, em Portugal o gasóleo variou entre 1,34 e 0,86 euros; no outro extremo da incredulidade, o ordenado do administrador do grupo BCP, Jardim Gonçalves, variou entre 18500 e 79000 euros mensais, sem haver alterações de capacidade ou valor do mesmo…
  • numa batalha de siglas, o LHC (Large Hadron Collider) teve o seu primeiro teste, e o mundo, inacreditavelmente, não acabou; já o HAARP (High Frequency Aurora Research Project), vá-se lá saber como, ainda nem foi testado conclusivamente e o mundo já parece estar à beira do fim…
  • José Sócrates foi eleito um dos homens mais charmosos do mundo, à frente de Brad Pitt; Brad Pitt, por sua vez, foi eleito o homem que mais adora crianças do mundo, à frente de Carlos Cruz…manoeljurassic_park_movie_image_t_rex__1_
  • Morreu Michael Crichton, criador de obras literárias como "Parque Jurássico"; ainda assim, uma das criaturas desse livro, Manoel de Oliveira, continua vivo, há mais de 65 mihões de anos…
  • Ana Malhoa deixou de ser a nº1 de pesquisa no motor de busca Sapo; sem qualquer relação, os computadores do parlamento deixaram, desde o início de 2008, de permitir o acesso a sites de conteúdo adulto…
  • Alegadamente, a crise em Portugal é única e exclusivamente michael mcgurk photo-illo causada pela conjuntura internacional e pelos governos anteriores; graças a esta conclusão, da autoria do actual governo, os portugueses estão dispensados de ir votar novamente, uma vez que perdidos por um , perdidos por mil (e sempre dá tempo aos políticos actuais para encher os bolsos mais uns tempitos…)
  • o meu blog foi visto por mais de 100 milhões de visitantes únicos; lamentavelmente, fiz o "reset" do contador e perderam-se as provas…

Isto é apenas um suave apanhado do bouquet que se compôs durante todo o ano de 2008, com situações que alternaram entre o hilariante e o gritante, entre o júbilo e a mágoa profunda, entre a comédia e o drama, mais vezes do que se pode contar…

O maior problema, verJesus_returnsificado por incontáveis sondagens dos vários centros nacionais (INE, MarkTest, Católica, Café do Senhor Alfredo…), é que a credulidade dos portugueses está em baixa histórica, sendo que já apenas 1 em cada 100.000 tugas acredita na 2ª vinda de Cristo, e  esses cerca de 100 iludidos estão todos na bancada do PS. Comparativamente, 45% dos inquiridos revelou que votaria novamente em José Sócrates e amigos, não mencionando no entanto que os pontos das lobotomias a que foram submetidos ainda não tinham fechado.

No campo das perspectivas de futuro, a esmagadora maioria dos pc_magalhaes_5 portugueses (90%) acredita ou espera vir a ter uma. Desses, apenas 1% percebeu o que quer dizer "futuro", uma vez que os restantes estão abrangidos pelo novo programa educativo, que vai passando os alunos até os mesmo pedirem para chumbar.

Em relação à precaridade laboral, mais de metade da amostra contactada revelou incerteza, uma vez que a palavra "desemprego" não fazia parte da pergunta. Ainda assim, quase todos garantiram que se tinha a ver com idade devia ser mau, e como tal estavam contra.

Questionados sobre o que esperam para 2009, as estatísticas são como segue:

  1. 78% – 2009? (a resposta incluia o ponto de interrogação)
  2. 16% – 2008 mas pior
  3. 4%   – 2010 (inquiridos prestes a entrar para hibernação)
  4. 2%   – Não sabem contar ou não respondem por medo

Convenhamos que é animador 🙂

Como é o primeiro post do ano, e porque realmente não é dos textos com maior comicidade que já escrevi, despeço-me sem mais delongas, com a certeza de que será o melhor 2009 de sempre, e que todos os vossos sonhos se relizem (desde que não interfiram com os meus, claro está)…

Fiquem bem.

Em tom de despedida, deixo-vos um vídeo com uma metáfora deliciosa: imaginem que O. J. Simpson (o actor negro do clip) foi o comum tuga ao longo de 2008…

 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

4 respostas a A Morte da Vergonha

  1. Zorze diz:

    Muito bom post, Tito. Das melhores retrospectivas de 2008 da blogosfera lusa. Ao que consta o PS já formou uma task-force para analisar tanta informação. Estão a ser usados os super-computadores Magalhães para o processamento de dados.2008 foi marcada por duas fortes crises que abalaram o mundo. No 1º semestre a crise petrolífera, no 2º a crise financeira iniciada nos E.U.A., ao qual o mundo assistiu incrédulo que parte do sistema financeiro esteve entregue aos gatunos, um pouco por todo o globo. Pelo meio tivemos a guerra da Geórgia, pretexto de outras guerras, em patamares mais superiores. Guerra que se iniciou no dia 8/8/2008, data do início dos Jogos Olímpicos. A festa da Humanidade (apesar de muito industrializada), onde por momentos existe um foco global e constatamos que todos somos UM. Dá-se a descoberta que somos Seres Humanos, uns mais altos, outros mais baixos, uns mais amarelos, alguns com mais cabelo, uns mais escurinhos, outros mais copinhos de leite, mas, no essencial a cor do sangue que nos corre nas veias é igual. Respiramos o mesmo ar, função que nos liga a todos como Ser e pertencer como espécie – a respiração.2009 começou já com outra guerra, no Médio Oriente, para variar, Israelitas e Palestinianos. Aqui estão também plasmados outros interesses num problema mal iniciado após a 2ª Grande Guerra. Bem plasmado na carne de crianças que apenas tiveram o azar de nascer do lado errado.Quantos às previsões, não são nada boas, infelizmente. Já não temos o saudoso Zandiga para as prever.A coisa tá preta, como diz a amiga brasileira.O vídeo (excelente escolha!) mostra de facto as agruras que vivemos, qual azar. Ao que parece 2009 aguarda-nos para mais travessuras, mas, mais do estilo Casinha dos Horrores. Sintomático a presença do actor O.J. Simpson que virou bandido. O mundo está mesmo virado do avesso.Abraço,Zorze

  2. Ana Biga diz:

    Acho que temos necessidade de mais vozes como a do autor deste blog, acutilantes, críticas e negativas, visto que, infelizmente, ser realista, nos tempos que correm, é ser pessimista, dado o estado geral das coisas. Claro está que 2008 teve, também, coisas boas, temos é de saber procurar. Uma delas é que já acabou, outra é que, em comparação com o que, provavelmente será 2009, o ano transacto vai ter a capacidade de nos deixar nostálgicos… espero sinceramente que não, e que, contra todas as expectativas menos douradas, o ano de 2009 nos surpreenda, trazendo-nos tudo aquilo que mais desejamos e ambicionamos, sem grandes dramas nem confusões, porque, como se diz naquele anúncio, "nós merecemos…"Não posso deixar de reafirmar que ler as tuas palavras é sempre um prazer, principalmente pela capacidade que tens de "pôr o dedo na ferida" e, mesmo contra a minha vontade, confesso, pois tudo faço para te levar a sério, capacidade que tens de me fazer rir com gosto, até das desgraças… beijos inspirados

  3. susana diz:

    é verdade ,tem acontecido tantas coisas,boas e más ,mas no nosso país talvez sejam mais más que boas,o ano 2008 já passou,mas deixou alguns problemas ainda e vão continuar talvez ainda mais em 2009,no entanto ao falar-se de crise sabemos que crise já existe há muito tempo e não só agora.Em Portugal pensa-se muito em Magalhães, em fazer centros comerciais,entre outras coisas,na Educação também temos uma ministra que se preocupa mais com a avaliação e com o modelito que criou que n.tem pés nem cabeça.Enfim não há um lider em Portugal,um lider como possivelmente irá ser o Obama nos EUA,e por isso Portugal está assim,porque cá brinca-se muito ás leis ,e na Assembleia da República,e o Sócrates e outros que são do Governo são uns palhaços.bem mas olha amiguinho Tito,é melhor pensarmos positivos apesar de os Portugueses a maioria serem pessimistas,e pensar que este ano também vai ter muitas coisas boas e não vai ser só de crise como dizem,nem só de mau tempo como tem sido.Continua a escrever estes teus bons artigos,que eu gosto de ler e comentar,sempre actuais e algo polémicos,mas deve mesmo ser assim,temos que nos indignar apesar de eu não gostar muito e de não ligar muito a politiquices,mas já que levamos com tanta parvoeira do governo ao vermos o telejornal e ao lermos os jornais,então temos que criticar e nos indignarmos com certas coisas que acontecem no nosso país á beira mar plantado.Amiguinho Tito passa no meu blogue acho que vais gostar também ,e podes comentar alguma coisita,ou deixar a tua assinatura no meu livro de visitas,o que quiseres fazer por lá,é só ires a sonhoscomletras.blogspot.comE sabes a minha mãe também criou um blogue o dela é letrasnohorizonte.blogspot.comSe quiseres passa por lá também.Beijinhos grandes

  4. Bianca diz:

    Não sei muito bem como fazer este comentário, bem talvez fale da comparação do senhor Manuel de Oliveira a um dinossauro –\’ as comparações que fazes das coisas são incomentáveis mesmo. Mas tenho de admitir que existem bastantes semelhanças entre ambos XDComentário mesmo fraquinho mas é o que há !!Beijinhos 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s