A Conspiração Millenium

Caros amigos (e amigas), vejo-me na contingência de passar este blog para uma esfera mais negra, mais rebuscada, mas não necessariamente mais absurda, de aflorar assuntos que longe de serem do conhecimento de todos, são cabalas bem escondidas, situações menos claras que roçam o inverosímil, mas lamentavelmente, bem reais.
 
Falo da revelação do processo de fusão Millenium-BCP/CGD (ou vice-versa, mas afirmemo-lo assim, por razões que só eu sei) – e para quem não sabe, isto é o futuro da estratégia empresarial no nosso país, e quem sabe, no mundo.
 
Começa de mansinho.
 
Quase ninguém se apercebe dos apertos de mão, das negociatas, das chamadas telefónicas feitas por Skype, das mensagens deixadas em jornais esquecidos em mesas de café, de toda uma sinaléctica misteriosa que indica aos visados as mais importantes missivas e que baralha todos os outros.
Isto é já um jogo de espionagem profissional, com pessoal altamente especializado a infiltrar-se e a destruir os rivais por dentro (falamos de Jason Bourne cruzado com James Bond cruzado com Joe Berardo – repararam que são todos J.B.???).
E no entanto, tal como em "Teoria da Conspiração" com Mel Gibson e Patrick Stuart, os sinais estão lá desde o início, subtis, quase imperceptíveis, mas estão…
Reparem bem, a diferença entre uma conspiração bem sucedida e uma mal sucedida é o tempo que demora a ser descoberta e a desmontar – idealmente ninguem nunca se aperceberá que ela existiu em tempo útil – ou melhor ainda, em tempo algum.
E assim vos lanço as pistas, como se fosse aquele jogo televisivo, "A Herança", e deixo que teçam as vossas próprias conclusões…
  1. Num lamentável incidente num jogo de apuramento para um importantíssimo campeonato de futebol, Felipe Scolari tenta agredir um jogador sérvio, numa atitude pouco desculpável.
  2. Por razões de segurança, em avisos expressos pelo Presidente da República françesa, Msr. Sarcozy, o Lisboa-Dakar não vai realizar-se.
  3. O treinador da Selecção Feminina de Judo morre de causas desconhecidas no balneário, após um treino.
Ok, eu apercebo-me de que são apenas 3 pistas, e não 5 como no dito concurso, mas tentem tecer as vossas próprias conclusões. Vá lá, eu espero…. Aliás vou só ali à varanda ter com a minha fiel Barrett, abater uns fumadores enquanto vocês raciocinam.
 
(Sons indistintos de tiros Cal. 50. Gritos nas ruas. Sirenes. Megafones. Pessoal do G.O.I. a "despejar" de autocarros de intervenção. Mais disparos, desta vez Cal. 7.62 e 5.56. Helicópteros. Mais gritos. Mais estampidos surdos Cal.50. O som nítido de um rotor a falhar. Uma explosão enorme. Silêncio, finalmente.)
 
Então (ofegante)? Ainda aí estão? Mas vocês são mesmo lentos, estou a ver que tenho de levar a Barrett a passear a vossas casas, tambem…
Bom, para que não se queixem muito o resultado do enigma é "Conspiração", e as pistas funcionaram da seguinte forma:
 
  1. Scolari foi punido disciplinarmente pela FIFA e pela Federação Portuguesa de Futebol. Mais grave que a reprimenda e a multa aplicada foi o factor publicidade negativa que daí adveio – como tal, a CGD, que tinha no Seleccionador Nacional um dos seus maiores investimentos, vê o seu projecto ir por água abaixo.
  2. Aparentemente ninguem estranhou que a informação que "abateu" o Dakar tivesse tido proveniência num país que outrora tinha sido a sua origem (e que já não o era contrariado), e que elevou a novos níveis de paranóia os confrontos armados num país africano onde estes conflitos são correntes – como resultado, Carlos Sousa, um dos rostos que os portugueses mais associarão ao rali, mas também à CGD, que o patrocinou, vê-se impossibilitado de participar. Mais uma vez, a Caixa faz contas à vida.
  3. O malogrado treinador da Selecção Portuguesa de Judo, cuja causa da morte continua ainda a ser investigada, por relação directa e emocional com o rosto mais famoso da competição nacional, deixa uma Telma Monteiro, sua pupila, de luto, desnorteada e sem espírito competitivo – e, supresa das surpresas, não é que a CGD também tinha apostado na Telma?
Nesta altura já se aperceberão de um padrão, de um conjunto de "infelicidades" que tem afligido a CGD, na sua vertente promocional e, por arrasto, nas sua imagem publicitária, empresarial e competitiva.
 
E quase de certeza que existem forças poderosas a operar nos bastidores de toda esta lamentável tragédia (literalmente em 3 actos).
 
Pessoas que lucrarão com a desvalorização da imagem da CGD para melhor se equiparar ao BCP (que apesar da maior banco privado nacional está muito longe dos ratings da maior instituição de crédito portuguesa), indivíduos das mais altas esferas que buscam apenas o proveito próprio a custo de peões que caminharão a sua própria estrada, alheios aos marionetistas que lhe controlam os destinos.
 
Até parece que estou a ver, um senhor de óculos escuros, todo vestido de preto, t-shirt e fato Armani, na penumbra, a passar uma PSP (aqui leia-se Playstation Portátil e não a nossa eficiente força de segurança), com conteúdos secretos e um disco UMD que se autodestruiria em 5 segundos, informando o jogador sérvio do que devia fazer e dizer para provocar Scolari… Esse senhor a sorrir-se ao ver o resultado transmitido em todo o mundo.
 
Esse mesmo senhor a visitar o Presidente francês, a oferecer-lhe uns sapatos estilo-plataforma e uns palitos de Substral, com a promessa de que interviria na questão Dakar (ou Dákágueite), abandonando o gabinete de Sarcozy e com um esgar de cinismo passando a mão sobre uma papada que exibia orgulhosamente, murmurava entre dentes "Fêkiu.F-f-f-f-f-f-fêkiu".
 
E mais recentemente ainda esse senhor, munido de um Ipod onde se ouvem grandes sucessos do Max, imiscui-se subrepticiamente nos balneários da S.P. de Judo, acompanhado por uma suposta "nova promessa" para apresentar ao treinador. E de repente, quando o pobre senhor menos espera, é confrontado não como uma jovem debutante, mas com José Castelo-Branco equipado com um kimono da Prada com lantejoulas, onde se consegue ainda vislumbar o fio-dental. No choque da imagem horrível, o infeliz treinador tem uma comoção cerebral que o fulmina.
 
Bom, tirando esta última suposição (que admito ser mórbida e de gosto discutível, deixando aqui os meus sentidos pêsames a todos os familiares e amigos do dito treinador), facilmente verificarão que há algo em curso, uma figura de negro que se movimenta nas esferas mais elevadas do poder, alguem que teria muito a ganhar, alguém que sabe que não é levado a sério mas que o dinheiro compra tudo, até respeito e consideração.
 
Alguém que só mesmo o meu amigo R.A.P. conseguiu reproduzir no seu melhor. E digo amigo, porque de tanto o ver na televisão, e pela frequência com que o seu cáustico humor contagia  a minha pacata vidinha, sinto que o é de facto – se não na realidade, pelo menos na ficção, e no coração. 
 
E antes de vos deixar com o vídeo-revelação, quero deixar aqui uma ressalva muito importante (como aliás já é meu apanágio, pois nos tempos em que vivemos temos de ser cautelosos e garantir que a nossa liberdade não ofende por demasia a dos outros): esta conspiração pode de facto ser real (ou não), as situações descritas podem ser fictícias (ou nem por isso), mas calculo que sabem uma reconhecer uma graçola quando a vêem, mesmo que acabe por não ter piada nenhuma.
 
Ah, e como dizia Robert Maxwell, não há má publicidade – "CGD unida jamais será vencida!" (ou algo do género).
 
Portanto, sem mais delongas, (e convenhamos que se ainda estão a ler é porque têm uma paciência do canudo), vos deixo a dita figura-mistério, na altura convidada de um conhecido programa deprimente, comentando outros assuntos, nomeadamente vários.
 
Bom fim-de-semana. Vou voltar para a varanda agora, a ver se apanho mais fumadores distraídos…
 

      

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Organizações. ligação permanente.

4 respostas a A Conspiração Millenium

  1. Zorze diz:

    Meu amigo começo por dizer que te expões muito. E neste caso bastante.
    Mas como eu sou um gajo muito mau e perigoso, alerto logo qualquer departamento de recursos humanos de empresas mencionadas neste artigo que eu sou muito perigoso. Para não falar do nosso colega Arrebenta.
    Estamos entendidos.
    Adiante, quanto a conspirações – que as há, há – isto pode ser algo complicado. Apesar de o autor ficcionar um pouco, é caso, para pensarmos um pouco. Talvez haja um fundo de verdade nesta temática.
    Ou seja, se calhar nada disto é verdade.
    Pode ser que a verdade seja muito pior e as pessoas não estejam preparadas para a ouvir quanto mais a entenderem.
    Certo é que 2008 nos aguarda ansiosamente. Porquê ? Não sei. Mas que nos aguarda, aguarda. E é bom que estajemos preparados.

  2. Teresa diz:

    olá amiguinho!!:) isto é caso para dizer: tu não te trates não!!E eu confesso fui daqueles leitores que começou por ler o prefácio e fui directo à conclusão. Vá admitamos que li uma ou outra linha pelo meio. E uma coisa deveras importante saltou-me aos olhos e á inteligência!!Ora vejamos…Na verdadeira acredito na teoria da conspiração, mas unilateralmente, o que contraria o princípio da coisa! E passo a explicar. Reparaste a quantidade de vezes que te referiste ao programa a Herança?Quantas?Exactamente…várias…!E o que poderemos concluir daqui meus amigos? A conspiração existe, sem dúvida. Da parte de quem? Tua! Com que objectivo? Trazer de novo à ribalta os teus minutinhos de fama nesse espaço de entretenimento televisivo!A tua esperança foi na verdade, por caminhos escuros e tortuosos, fazer com que, insconscientemente, o leitor desprevenido fizesse uma associação da tua pessoa a essa palavra repetida freneticamente….HEEEEERRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAÇÇÇÇÇÇÇAAAAAAAAAAA…..( com aquela entoação de …" The Groooooooovvvvvveeeeee", expresão daquele filme que tão bem conheces. No entanto fica aqui uma dica para a tua paz de espírito…sossega essa sede de fama, pois, tendo em conta a ser extraordinariamente especial, que te acompanhou nesse dia,nunca esse programa será esquecido…tal a beleza daquele écran…
    Quanto a todas às tuas acusações a bancos e instituições e ….., só te digo isto, que tu vais perceber muito bem: "Viki???"……Vá…continua lá…mas com cuidado…!!

  3. susana diz:

    Pois é amiguinho, li o teu texto de uma ponta a outra realmente devo ser daquelas que como dizes tenho (uma paciência do canudo lol),mas o que é queres acho que escreves bem.
    Essa cena da conspiração de facto também acho que é verdade,é no desporto,na política,em tudo mesmo,porque há muitas pessoas que gostam de conspirar contra outras com a intenção de prejudicar,e com muito más intenções,mas essas pessoas podem ser muito espertas mas por vezes acabam por ser descobertas e até por se lixarem porque costuma-se dizer quem ri por último ri melhor e quem diz o que quer ouve o que n.gosta ,e outras coisas parecidas.
    Por falar em Herança,sem dúvida o melhor programa e com mais audiência ,foi aquele onde tu tiveste nem poderia deixar de ser ,até o ecran de televisão ficou mais alegre de tu apareceres na tv lol,foi espectacular.
    Então já apanhaste muitos fumadores? já falaste muitas vezes para a Asae para os virem multar a todos ?lol.Bem mas olha cuidado com as idas á varanda,por causa do ar frio que se faz sentir.
    Amiguinho só mais uma coisa,agora tens uma Barrett é?mas daquelas que ladram lol

  4. Fernando diz:

    Pois é, não te cuides não. Com essas ideías ainda és contratado pra chefiar o SIS. È de pessoas assim que o País precisa, com ideías inovadoras para desviar atenção dos assuntos que são mesmo importantes. Mas numa coisa tens razão, muita gente gostaria de ver a nossa instituição mudar de mãos. Mas já pensaste nos coitadinhos, nas famílias dos coitadinhos que saem do Governo? Onde eles iriam arranjar um tacho tão bom? Teriam que ir trabalhar, isso é terrível. Já não teriam as féiras pagas p/ toda a família no estrangeiro, carro a borla sem razão alguma. Mas certamente Eles tratarão de que isso não acontece, é necessário salvar o tacho. Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s