A Herança de Verão (ou o Triunfo de S. Gonçalinho)!

Pois é, pessoal!  Então não me querem saber a melhor? Aqui o "je" (hoje estou particularmente prosaico, nem sem bem porquê) vai aparecer na televisão – olarila – essa é que é essa!
Suponho que ao ritmo de invasão dos media nas nossas vidinhas pacatas era apenas uma questão de tempo até os nossos "15 minutinhos de fama" surgirem (nas palavras do muitíssimo morto Andy Warhol). Assim sendo, e desta forma nada subtil, anuncio formalmente que me vou candidatar, não à Câmara de uma qualquer terreola, mas ao pódio de rapaz mais sortudo dos concursos televisivos.
Ou seja, vejam-me bem o esquema: em Maio ou coisa que o valha do ano passado a minha ex-mulher (Teresa, se ainda estás a ler, "melhére", põe-me os olhos nisto!) inscreveu-nos aos dois pelo telefone numa coisita engraçada que se chamava "A Herança", um concurso curioso apresentado por aquele rapazito enfezado de voz tímida chamado José Carlos Malato. Lá disse que sim, que me parecia bem, e ela lá ligou. Deixou os nomes, as profissões e os telefones.
E durante meses, nada – de repente, em Setembro (ou similar, que eu sou muito mau para datas) ligam-nos para ir ao casting! Ganda cena!
E nós lá fomos, fazer o equivalente às provas de acesso à Ordem dos Engenheiros de um determinado membro da vida política que não interessa aqui mencionar, (sob pena de ser demitido ou coisa que o valha).
Eram extremamente difíceis, de tal forma que no fim, comparando as asneiras de cada um, ficámos com a nítida sensação de que só nos chamariam para, na melhor das hipóteses, uma participação no público do dito programa.
Entretanto o tempo passou, eu divorciei-me, e em Abril ligam-me a perguntar se me dava jeito concorrer então numa das edições da "Herança de Verão", dia 30 de Maio, apresentada pela Tânia Ribas (uma mocinha simpática, devo admitir, fiquei com melhor ideia dela ao vivo do que na TV, sim que debaixo daquelas luzes uma pessoa engorda…).
Eu então lhes disse que muito bem, e tal, que ia. "E acompanhante, tem?", inquiriram de forma marota. Eu disse-lhes que sim – naturalmente, a Teresa era a primeira e única escolha – 1º porque me entalou nesta coisa, e depois porque era mulher para me apoiar durante a dura prova de resistência que foi aquela manhã nos estúdios da RTP.
Mais engraçado, a Teresa disse que ia! Isto continuava inacreditável, porque apesar da moçoila já não ter obrigação nenhuma lá foi, para se rir aqui do "amiguinho"…
No dito dia, por acaso de Greve Geral, lá faltei ao trabalho, coisa que muito me custou Língua de fora, e arrancámos ambos para Lisboa, numa aventura semelhante à de Ulisses na Odisseia (ou seria na Eneida… estas coisas mitológicas baralham-me sempre) – muitas voltas, vários tiros no GPS e algumas barracadas depois lá conseguimos – éramos os ultimos, estávamos atrasados, mas chegámos que diabos!
Aquilo foi um fartote – conhecemos os outros concorrentes, uns melhores que outros, e comemos um almocinho porreiro (o catering era fracote mas muito rico em calorias) e depois toca de activar as enzimas com uns ensaios, com técnico de produção e tudo!
Ah, é verdade, antes maquilharam-me – pois, que eu na vida real tenho 3 olhos na tromba, e um chifre peludo sobre a orelha esquerda – mas ali até disfarçava – magias da televisão!
Quando o concurso começou era só nervos – aliás, podem ver esta noite, pelas 21h30, na RTP 1, se tiverem paciência – mas até correu benzinho – não estrago o final para quem não sabe!
Enfim, mas o mais importante foi que antes eu fiz uma promessa a São Gonçalinho – e antes de fazerem perguntas estúpidas sobre quem é ele, se sou supersticioso e acredito nessas cenas ou sobre outras coisas semelhantes, deixem-me dizer-vos que é o santo mais milagreiro que conheço!
Não só me safou nesse dia, como em mais duas ocasiões separadas – isso sim, é serviço de qualidade – e foi pago adiantado, que eu ainda não cumpri a minha parte (ãããh, mas S. Gonçalinho, se estás a ler isto, podes ficar descansado que sou um moçinho de palavra, prometi está prometido, ok? Nada de raios ou coisas do género, que a electricidade estáticas eriça-me os pelinhos do nariz, o que me faz uma comichão danada e depois eu espirro, coisa que acabei de fazer 3 vezes enquanto escrevo estas palavras).
Portanto, moral da história – sou famoso, semi-rico e um sortudo do caraças, graças a esse santo aveirense de pouca fama fora daquela cidade.
Obrigado por tudo e continua assim – fossem todos como tu, e este país era uma maravilha!
 
Esta entrada foi publicada em Entretenimento. ligação permanente.

3 respostas a A Herança de Verão (ou o Triunfo de S. Gonçalinho)!

  1. Teresa diz:

    Devo eu acrescentar, que sou a tal…a Teresa. A génese de tudo isto!Não são todos que têm uma "amiguinha" destas!! Ah pois é!!Inscrevo aqui o meu ex, dou-lhe dinheiro a ganhar, apresento-lhe o santo da minha devoção, aturo as 65765575657565 horas passadas no estúdio da RTP… e finalmente…..dou a cara ao manifesto, sem maquilhagem, sem preparação cabeleireiros, com 500 toneladas de holofotes em cima de mim e sob um calor de 40 ºC à sombra, com este sorriso, lindo diga-se de passagem, nos lábios.E lá estive eu…a acompanhar esta saga na primeira pessoas, a rezar a tudo o que era santinhos, e primos deles, entre perguntas e respostas. Só lamento uma coisa…não ter aquele poder…o dos olhos…(o dosss olhossssssssss…….).Tu sabes né?;)Parabéns campeão!!Foi um dia bem passado…… E já sabes a resposta é………………….truta!!!Ah pois é!

  2. susana diz:

    Grande campeão !!! és o maior ,amiguinho. Tu consegues tudo, é como eu te digo tu é que por vezes n.acreditas em ti ,nas tuas capacidades ,por vezes dizes mal de ti e como vês provaste que n.és nada assim,e que és um campeão, e já és famoso podes crer nem sabes quanto, estou super curiosa ,mal posso esperar por logo á noite.Parabéns amiguinho, tu és e sempre serás um campeão e um grande vencedor n.só nos concursos mas em tudo o que fazes e olha haviamos de ir comemorar, lol.

  3. susana diz:

    Foste espectacular,amiguinho adorei mt ver-te no concurso!!! és o maior ,mesmo um grande campeão,mts parabéns e mts beijinhos para o meu amiguinho e famosissimo Tito Pedro ,lol lol.Mostras-te muita coragem.Continua assim. 

Deixe uma Resposta

